Dia da Árvore
Professora Franciele Alves de Souza Borges, Infantil IV A Grupo Pintinho. Escola Reitor Álvaro Algusto Cunha Rocha (CAIC).
O CAIC é um ambiente rico de vegetação, com muitas árvores e também com diversos animais que se abrigam e fazem morada nesse espaço. Com a chegada do Dia da Árvore e também da Primavera observamos junto com as crianças as mudanças nesse ambiente, vendo crescer folhas novas em algumas árvores e também o nascimento de vida nova entre os galhos. Procuramos aproveitar os elementos que a natureza nos oferece, realizando colagens com folhas, flores, areia e terra. Assim transformamos uma atividade simples em algo cheio de significado, incentivando as crianças a se tornarem mais conscientes sobre os cuidados com a natureza, ensinando-as crianças a cuidarem da natureza e a preservarem a vida ao nosso redor.
Iniciamos nossa atividade com uma roda de conversa sobre o meio ambiente. Em seguida, saímos com as crianças para procurar folhas, flores e outros materiais. A professora enfatizou a importância de recolher apenas as folhas e flores que já estivessem caídas do chão, respeitando a natureza. Depois no próprio meio ambiente da nossa escola, sentamos e fizemos uma colagem de um quadro feito de papelão, utilizando fita adesiva para formar uma árvore. Em outro dia, saímos novamente pela escola e recolhemos materiais para montar uma pulseira, incentivando as crianças a observarem as cores, as sensações, os cheiros, e os sons do ambiente. As crianças levaram a pulseira para casa e compartilharam com suas famílias tudo o que aprenderam.
Com essa atividade, podemos explorar o ambiente da nossa escola, promovendo questionamentos para pesquisar, investigar junto com as crianças. Dessa forma as rotinas tornam-se mais leves e prazerosas, ao mesmo tempo em que estimulamos a curiosidade e a autonomia dos pequenos.
O CAIC é um ambiente rico de vegetação, com muitas árvores e também com diversos animais que se abrigam e fazem morada nesse espaço. Com a chegada do Dia da Árvore e também da Primavera observamos junto com as crianças as mudanças nesse ambiente, vendo crescer folhas novas em algumas árvores e também o nascimento de vida nova entre os galhos. Procuramos aproveitar os elementos que a natureza nos oferece, realizando colagens com folhas, flores, areia e terra. Assim transformamos uma atividade simples em algo cheio de significado, incentivando as crianças a se tornarem mais conscientes sobre os cuidados com a natureza, ensinando-as crianças a cuidarem da natureza e a preservarem a vida ao nosso redor.
Iniciamos nossa atividade com uma roda de conversa sobre o meio ambiente. Em seguida, saímos com as crianças para procurar folhas, flores e outros materiais. A professora enfatizou a importância de recolher apenas as folhas e flores que já estivessem caídas do chão, respeitando a natureza. Depois no próprio meio ambiente da nossa escola, sentamos e fizemos uma colagem de um quadro feito de papelão, utilizando fita adesiva para formar uma árvore. Em outro dia, saímos novamente pela escola e recolhemos materiais para montar uma pulseira, incentivando as crianças a observarem as cores, as sensações, os cheiros, e os sons do ambiente. As crianças levaram a pulseira para casa e compartilharam com suas famílias tudo o que aprenderam.
Com essa atividade, podemos explorar o ambiente da nossa escola, promovendo questionamentos para pesquisar, investigar junto com as crianças. Dessa forma as rotinas tornam-se mais leves e prazerosas, ao mesmo tempo em que estimulamos a curiosidade e a autonomia dos pequenos.
Comentários
Postar um comentário