Projeto Monstrinhos do Bem

Autora: professora Neide Gonçalves dos Santos, 5º ano

Atualmente, estamos enfrentando muitos problemas ambientais, que por sua vez podem ser amenizadas através da informação e conscientização por parte da sociedade. São muitas as doenças causadas por insetos transmissores e o grande desafio hoje é controlar a proliferação dos mesmos para melhorar a qualidade de vida das pessoas e garantir a sua saúde. 
Discutindo o tema com os alunos a professora Neide Gonçalves dos Santos selecionou o texto "um um inseticida natural" do livro Fauna das Cidades, para conhecer e estudar sobre um dos principais predadores desses insetos que é a lagartixa. Tamanho foi o entusiasmo e interesse das crianças pelo texto que surgiu o projeto "Monstrinhos do Bem". Por ser nossa escola localizada no Campus da UEPG, tivemos acesso ao laboratório de zoologia, onde os alunos receberam muitas informações sobre o tema e o interesse aumentou mais ainda. A partir daí foram feitos registros fotos e observações do comportamento desses bichinhos, principalmente, das lagartixas nas próprias casas. 

Também observamos que muitas pessoas pela falta de informação, manifestam medo ou nojo das lagartixas; que por sua vez as mesmas alimentam-se de aranhas, escorpiões e de insetos. Por isso optamos por apresentar o tema na Mostra Cultural do CAIC, que acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto, com o objetivo de conscientizar as pessoas na preservação da vida desses animais que são inofensivos, não atacam, não transmitem doenças e ainda auxiliam na manutenção do ambiente. Vamos preservá-los!!!









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Layla, a Menina Síria

Dia da(o) bibliotecária(o)

Visita ao Museu