Amarelinha Africana

Autor: professor Marco Aurélio dos Santos, Educação Física, quintos anos

Nome da atividade: Amarelinha africana.

Bloco de conteúdo: o movimento em expressão e ritmo.

Descrição da atividade: Consiste em uma amarelinha diferente das tradicionais, começando pelo seu formato quadrangular com 16 casas e também por esta não se tratar de uma amarelinha com caráter competitivo e sim cooperativo, pois os envolvidos devem se ajudar para atingirem o objetivo, ou seja, realizar uma coreografia. Esta amarelinha utiliza música para os alunos saltarem em determinado ritmo (simetria) fazendo com que realizem uma pequena coreografia.
As aulas aplicadas aos alunos do quinto ano, onde utilizou-se da música “MINUE”, para realizar a coreografia os alunos deveriam saltar uma fila de arcos por vez (indo e voltando sobre esta fila) para atravessar a amarelinha, (que consiste em quatro filas de arcos, cada uma com quatro arcos), sempre no ritmo da música. A atividade foi realizada de duas maneiras, a primeira com o grupo de alunos formando uma coluna de um dos lados da amarelinha, e ao som da música deveriam atravessar para o outro lado, sendo que quando um aluno passasse para a segunda fila de arcos o colega que estava atrás na coluna poderia saltar na primeira (seguindo o ritmo), fazendo com que quatro alunos realizassem a atividade ao mesmo tempo. 

A segunda maneira o professor fez duas colunas uma de cada lado da amarelinha, portanto dois alunos davam início a atividade e sua coluna acompanhava o ritmo, nesta atividade os alunos ao chegarem no final da segunda fila deveriam saltar para trás (primeira fila) e em seguida realizarem um salto para terceira fila (momento em que o colega posicionado atrás na coluna poderia saltar na primeira fila).




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Layla, a Menina Síria

Dia da(o) bibliotecária(o)

Visita ao Museu