Layla, a Menina Síria

Autora: professora Janaína Freitas da Silva, quintos anos

Os alunos dos 5ºs anos Grupos Dragão de komodo e Flamingo do CAIC da Escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha, participam do Bate-papo com as autoras da obra Layla menina Síria. Aconteceu no espaço do CAIC no 5º Encontro Paranaense de Bibliotecários - Bibliotecas Humanas da Escola para a Vida.  

Os alunos foram agraciados com a visita das autoras: Rose Vilas Boas e Rima Awada que escreveram o livro Layla a Menina Síria. A professora Janaína Freitas da Silva trabalhou com os alunos um pouco desta obra, instigando os alunos a quererem saber mais. Após a atividade em sala de aula, através de um planejamento cooperativo os alunos tiveram a oportunidade de realizar essa conversa. Descobriram dentre outras coisas, que além desta obra elas escreveram uma coleção que trabalha sobre as tecnologias atuais e o distanciamento dos relacionamentos pessoais. 

O bate-papo foi realizado na biblioteca Terezinha Miranda em nossa escola. As autoras começaram a conversa contando sobre esta obra e os alunos foram fazendo seus questionamentos. Entenderam como elas checaram todos os dados que tem no livro. Contaram que conheceram e entrevistaram muitos refugiados. Falaram sobre o seu mais novo livro: Jean que é um menino refugiado do Haiti. Presentearam a escola com essa obra e também doaram alguns títulos para a biblioteca. No final, a aluna Sofia de Ditzel entrevistou as autoras que disseram ter gostado de estar naquela tarde com eles. 

Para os alunos foi uma experiência riquíssima onde entenderam como se escreve um livro, que isso demanda tempo. Ficaram felizes de poder conhecer as autoras. Agradecemos a nossa bibliotecária Maria Lúcia, que nos proporcionou ter este momento com as autoras e também em relação ao empréstimo de livros principalmente o da Layla a Menina Síria  que sendo assim, os grupos concluíram a leitura dessa história real de muitos refugiados.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia da(o) bibliotecária(o)

Visita ao Museu