Grupo Cacto

Autora: professora Waldirene Cristina Ferreira Carvalho, Pré I B

Após a fase da adaptação, iniciamos o trabalho da escolha do símbolo do grupo. Em se tratando de crianças de três a quatro anos, para encaminhar essa atividade, foi preciso um trabalho de reconhecimento de símbolos presentes no contexto onde estão inseridos, associando-os ao que eles representam. 
Ao realizar esse trabalho com imagens e ilustrações em sala de aula, funciona como um signo relacionado à língua escrita. São desenhos que complementam e comunicam uma mensagem, neste caso, o nome do grupo que os representará. A atividade é essencial para a criança se inserir no ambiente alfabetizador e se relacionar com o mundo. Foi solicitado que trouxessem várias gravuras para que escolhessem uma. Após a exploração de todas as imagens trazidas, aos poucos foram selecionando mediante votação, a qual representaria o grupo. 

No final ficou Cacto. Sendo assim, iniciou o processo de pesquisa sobre esse símbolo, que além de representar o grupo, servirá de conexão para o ensino aprendizagem fazendo com que a criança aprenda a dar significado às várias cenas do dia a dia, ampliando assim o conhecimento de mundo. Ao solicitar pesquisas sobre o símbolo, as crianças perceberam que no México existem Cactos, e consequentemente o sombreiro também chamou a atenção. Na sequência das atividades, puderam experimentar o chapéu. 












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Layla, a Menina Síria

Dia da(o) bibliotecária(o)

Visita ao Museu