ALUNOS ESTUDAM E EXPLORAM ÁRVORES TÍPICAS DO PARANÁ NO CAIC/UEPG

AUTORA
Professora Silvia Helena Hoffmann Cutrim, 4º ano

As árvores típicas do Paraná foram tema de um estudo no 4º ano do CAIC Escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha em Ponta Grossa.

Segundo destaca a professora Silvia Helena Hoffmann Cutrim teve como incentivo esse trabalho de estudo e saída de campo, pois o espaço físico da escola, que está localizado na UEPG - Campus Uvaranas é arborizado em sua totalidade.

“A professora apresentou aos alunos um estudo sobre as árvores típicas Paranaenses e suas características, que faz parte dos objetivos do 4º ano. Foram lidos e discutidos vários textos sobre as principais árvores típicas Paranaenses e suas características, esse recurso aumentou a curiosidade dos alunos e como nosso espaço físico é arborizado, saímos para uma visita técnica e encontramos três árvores que estudamos em nosso espaço. Foi identificado e constatado pelos alunos se realmente essas árvores que estávamos vendo tinham as características que havíamos estudado. São elas: Araucária ou Pinheiro do Paraná, Cedro e Ipê (roxo e amarelo). Quando os alunos retornaram à sala de aula, foi proposto que escolhessem uma das árvores vista em nossa atividade e reproduzissem através de desenho.”

A professora Silvia também trabalhou esse tema com os alunos que estão em casa através do Google Meet, inclusive mostrando as fotos da visita técnica e os trabalhos dos alunos que frequentam as aulas no Ensino Híbrido (presencial).

Conclui a professora e destacando a teoria de David Ausubel sobre a importância de que... “aliar a teoria à prática, torna a aprendizagem mais significativa!”

Desenho realizado pela aluna Aryanne da Silva Santana,  reproduziu a Araucária ou Pinheiro do Paraná.

Técnica com tinta guache e cotonete, reprodução do Ipê, com uma mistura das cores. Atividade realizada pelo aluno Michel Machado Moreira.

Encontramos o "Cedro".

Encontramos a Araucária ou Pinheiro do Paraná,  e colhemos sua semente... o famoso PINHÃO.

Encontramos o Ipê, que não estava florido, mas sabemos que sua flor é amarela

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Layla, a Menina Síria

Dia da(o) bibliotecária(o)

Visita ao Museu