Aulas temáticas: alternativa para criação de vínculos afetivos durante a pandemia
AUTORA
Professora Andrea Siqueira Hass, 4º ano A
Professora Andrea Siqueira Hass, 4º ano A
A pandemia exigiu um novo educador, onde a adaptação às novas tecnologias e metodologias, estabelecesse diferentes metas de aprendizagem e exposição dos conteúdos.
O fechamento das escolas, a quarentena, isolamento social, fez com que, infelizmente, vínculos afetivos e motivadores da aprendizagem dos alunos, os quais eram normalmente estabelecidos no convívio físico do dia a dia escolar, ficassem mais distantes e quase inexistentes por conta da falta que da rotina presencial das crianças.
A afetividade e relacionamento estabelecidos entre professor e aluno são muito importantes e motivadores para a aquisição do conhecimento. Pensando nisso, e lembrando que o aluno que se sente pertencente ao ambiente de ensino aprendizagem tem maior motivação e aumenta seu interesse na aquisição do conhecimento, refleti que uma forma divertida e interativa de ensinar via aplicativo google meet, seria uma alternativa e realizar aulas temáticas com os alunos, poderia ser um fator motivados dos discentes.
A primeira experiência foi com a “aula junina”, onde as crianças se caracterizarem como se estivessem indo a uma festa típica desta época. Nos preparamos cerca de um mês, inclusive ensaiando uma música onde os alunos, ao final da aula, dançariam com a professora.
A aula foi tão importante e significativa para as crianças, que elas envolveram familiares e amigos para a organização do espaço da aula em sua casa. Fizeram uma decoração especial no lugar onde estavam estudando, providenciaram alimentos típicos para um lanchinho e, até na hora da dança, alguns pais e até irmãos participaram do evento todos animados e caracterizados.
A partir disto, combinamos outros eventos importantes para fazermos com eles. Percebi que depois disso, eles participam cada vez mais das aulas e nosso vínculo afetivo aumentou, mostrando inclusive maior interesse na aprendizagem.
O reinventar nesta pandemia, mostra que mesmo estando distantes, podemos recriar novos caminhos para motivar os alunos a aprender mais.
O fechamento das escolas, a quarentena, isolamento social, fez com que, infelizmente, vínculos afetivos e motivadores da aprendizagem dos alunos, os quais eram normalmente estabelecidos no convívio físico do dia a dia escolar, ficassem mais distantes e quase inexistentes por conta da falta que da rotina presencial das crianças.
A afetividade e relacionamento estabelecidos entre professor e aluno são muito importantes e motivadores para a aquisição do conhecimento. Pensando nisso, e lembrando que o aluno que se sente pertencente ao ambiente de ensino aprendizagem tem maior motivação e aumenta seu interesse na aquisição do conhecimento, refleti que uma forma divertida e interativa de ensinar via aplicativo google meet, seria uma alternativa e realizar aulas temáticas com os alunos, poderia ser um fator motivados dos discentes.
A primeira experiência foi com a “aula junina”, onde as crianças se caracterizarem como se estivessem indo a uma festa típica desta época. Nos preparamos cerca de um mês, inclusive ensaiando uma música onde os alunos, ao final da aula, dançariam com a professora.
A aula foi tão importante e significativa para as crianças, que elas envolveram familiares e amigos para a organização do espaço da aula em sua casa. Fizeram uma decoração especial no lugar onde estavam estudando, providenciaram alimentos típicos para um lanchinho e, até na hora da dança, alguns pais e até irmãos participaram do evento todos animados e caracterizados.
A partir disto, combinamos outros eventos importantes para fazermos com eles. Percebi que depois disso, eles participam cada vez mais das aulas e nosso vínculo afetivo aumentou, mostrando inclusive maior interesse na aprendizagem.
O reinventar nesta pandemia, mostra que mesmo estando distantes, podemos recriar novos caminhos para motivar os alunos a aprender mais.
Comentários
Postar um comentário