Escola e família: Conhecendo a profissão das mães

AUTORA
Professora Waldirene Cristina Ferreira Carvalho, Infantil lV, Grupo Concha

Na Escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha, CAIC de Ponta Grossa, as turmas do Infantil IV A e B desenvolveram atividades acerca do “Dia do Trabalhador” e “Dia das Mães”, o trabalho foi desenvolvido e coordenado pelas professoras: Franciele Alves de Souza Borges (grupo Caracol), Waldirene Cristina Ferreira Carvalho (grupo Concha) e teve auxilio da professora Jéssica Cristina Viecheneski, que possibilitaram aos alunos uma comemoração diferenciada e significativa em relação às datas comemorativas.

A Base Comum Curricular (BNCC), na etapa da Educação Infantil orienta que:

[...] as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar [...]. (Brasil, 2018, 38).

Considerando as orientações da BNCC e a importância da parceria que a escola desenvolve com a família em prol de uma educação de qualidade, entre os diversos elementos envolvidos nos processos de aprendizagem e desenvolvimento infantil, as professoras promoveram o envolvimento da família que se fez presente na sala de aula, através da presença da senhora Ana Josele Rodrigues , que é mãe do aluno Antony Emanuel Rodrigues do Infantil IV B.

A mãe do aluno contou sobre a sua profissão, “relatou que é maquinista na empresa Rumo, e foi à primeira mulher a exercer essa função”.

Além dos relatos e curiosidades sobre o cargo que ocupa, a profissional apresentou aos pequenos alguns detalhes por meio de vídeos e fotos. Segundo Ana, sua maior dificuldade é ficar mais de 30 dias fora de casa, longe da família e relatou sobre as responsabilidades do seu ofício, inclusive por carregar em seus vagões cargas diferenciadas.

Ela respondeu vários questionamentos das crianças, bem como esclareceu dúvidas sobre curiosidades e características específicas da profissão. Demonstrou orgulho, emoção e uma alegria contagiante em contar sobre seu trabalho. Dessa forma percebemos que os vagões da locomotiva que Ana dirige não levam apenas “cargas”, mas são carregados de histórias e emoções que ela sempre compartilha com seu filho Anthony ao chegar das viagens.

Em seus relatos, enfatizou que se sente orgulhosa por ser a pioneira nessa área, ocupando um espaço que antes era predominantemente masculino e ainda mais porque propicia encorajamento para mulheres e até influencia nas escolhas profissionais, principalmente em seguir o mesmo perfil profissional. Além de compartilhar sobre sua vida e trabalho, Ana presenteou as crianças com um chocolate.

Sendo assim, conclui-se que a relevância dos temas trabalhados possibilitou uma aprendizagem rica e significativa para os discentes, pois ficaram empolgados e se envolveram numa “viagem” emocionante e real com a maquinista. Piuiiiiiiii…

Referências:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.













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