Escola e família: Conhecendo a profissão das mães
AUTORA
Professora Waldirene Cristina Ferreira Carvalho, Infantil lV, Grupo Concha
Na Escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha, CAIC de Ponta Grossa, as turmas do Infantil IV A e B desenvolveram atividades acerca do “Dia do Trabalhador” e “Dia das Mães”, o trabalho foi desenvolvido e coordenado pelas professoras: Franciele Alves de Souza Borges (grupo Caracol), Waldirene Cristina Ferreira Carvalho (grupo Concha) e teve auxilio da professora Jéssica Cristina Viecheneski, que possibilitaram aos alunos uma comemoração diferenciada e significativa em relação às datas comemorativas.
A Base Comum Curricular (BNCC), na etapa da Educação Infantil orienta que:
[...] as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar [...]. (Brasil, 2018, 38).
Considerando as orientações da BNCC e a importância da parceria que a escola desenvolve com a família em prol de uma educação de qualidade, entre os diversos elementos envolvidos nos processos de aprendizagem e desenvolvimento infantil, as professoras promoveram o envolvimento da família que se fez presente na sala de aula, através da presença da senhora Ana Josele Rodrigues , que é mãe do aluno Antony Emanuel Rodrigues do Infantil IV B.
A mãe do aluno contou sobre a sua profissão, “relatou que é maquinista na empresa Rumo, e foi à primeira mulher a exercer essa função”.
Além dos relatos e curiosidades sobre o cargo que ocupa, a profissional apresentou aos pequenos alguns detalhes por meio de vídeos e fotos. Segundo Ana, sua maior dificuldade é ficar mais de 30 dias fora de casa, longe da família e relatou sobre as responsabilidades do seu ofício, inclusive por carregar em seus vagões cargas diferenciadas.
Ela respondeu vários questionamentos das crianças, bem como esclareceu dúvidas sobre curiosidades e características específicas da profissão. Demonstrou orgulho, emoção e uma alegria contagiante em contar sobre seu trabalho. Dessa forma percebemos que os vagões da locomotiva que Ana dirige não levam apenas “cargas”, mas são carregados de histórias e emoções que ela sempre compartilha com seu filho Anthony ao chegar das viagens.
Em seus relatos, enfatizou que se sente orgulhosa por ser a pioneira nessa área, ocupando um espaço que antes era predominantemente masculino e ainda mais porque propicia encorajamento para mulheres e até influencia nas escolhas profissionais, principalmente em seguir o mesmo perfil profissional. Além de compartilhar sobre sua vida e trabalho, Ana presenteou as crianças com um chocolate.
Sendo assim, conclui-se que a relevância dos temas trabalhados possibilitou uma aprendizagem rica e significativa para os discentes, pois ficaram empolgados e se envolveram numa “viagem” emocionante e real com a maquinista. Piuiiiiiiii…
Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Professora Waldirene Cristina Ferreira Carvalho, Infantil lV, Grupo Concha
Na Escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha, CAIC de Ponta Grossa, as turmas do Infantil IV A e B desenvolveram atividades acerca do “Dia do Trabalhador” e “Dia das Mães”, o trabalho foi desenvolvido e coordenado pelas professoras: Franciele Alves de Souza Borges (grupo Caracol), Waldirene Cristina Ferreira Carvalho (grupo Concha) e teve auxilio da professora Jéssica Cristina Viecheneski, que possibilitaram aos alunos uma comemoração diferenciada e significativa em relação às datas comemorativas.
A Base Comum Curricular (BNCC), na etapa da Educação Infantil orienta que:
[...] as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar [...]. (Brasil, 2018, 38).
Considerando as orientações da BNCC e a importância da parceria que a escola desenvolve com a família em prol de uma educação de qualidade, entre os diversos elementos envolvidos nos processos de aprendizagem e desenvolvimento infantil, as professoras promoveram o envolvimento da família que se fez presente na sala de aula, através da presença da senhora Ana Josele Rodrigues , que é mãe do aluno Antony Emanuel Rodrigues do Infantil IV B.
A mãe do aluno contou sobre a sua profissão, “relatou que é maquinista na empresa Rumo, e foi à primeira mulher a exercer essa função”.
Além dos relatos e curiosidades sobre o cargo que ocupa, a profissional apresentou aos pequenos alguns detalhes por meio de vídeos e fotos. Segundo Ana, sua maior dificuldade é ficar mais de 30 dias fora de casa, longe da família e relatou sobre as responsabilidades do seu ofício, inclusive por carregar em seus vagões cargas diferenciadas.
Ela respondeu vários questionamentos das crianças, bem como esclareceu dúvidas sobre curiosidades e características específicas da profissão. Demonstrou orgulho, emoção e uma alegria contagiante em contar sobre seu trabalho. Dessa forma percebemos que os vagões da locomotiva que Ana dirige não levam apenas “cargas”, mas são carregados de histórias e emoções que ela sempre compartilha com seu filho Anthony ao chegar das viagens.
Em seus relatos, enfatizou que se sente orgulhosa por ser a pioneira nessa área, ocupando um espaço que antes era predominantemente masculino e ainda mais porque propicia encorajamento para mulheres e até influencia nas escolhas profissionais, principalmente em seguir o mesmo perfil profissional. Além de compartilhar sobre sua vida e trabalho, Ana presenteou as crianças com um chocolate.
Sendo assim, conclui-se que a relevância dos temas trabalhados possibilitou uma aprendizagem rica e significativa para os discentes, pois ficaram empolgados e se envolveram numa “viagem” emocionante e real com a maquinista. Piuiiiiiiii…
Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Comentários
Postar um comentário