Trabalhando com emoções

AUTORA
Professora Janaína Freitas da Silva, 4º anos A e B

As turmas dos 4º anos, da Escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha, CAIC, localizada em Ponta Grossa, que sobre a coordenação da professora Janaína Freitas da Silva desenvolveram atividades voltadas à videoaula de número 43 do Portal a rede, aula do Vamos Ler e Unimed Ponta Grossa, que tratava sobre a saúde mental.

Os alunos assistiram o vídeo da aula que trabalhou a respeito das emoções e sobre o bullying.

Realizamos trabalhos com a emoção sentida no dia e representamos através dos emojis. Utilizamos a entrevista para estar conversando sobre como nos sentimos em relação a algumas situações que temos durante o dia e conseguimos com esta atividade colocar para fora de nós o que às vezes deixamos de falar que não nos agrada ou que nos deixa feliz.

Cono os alunos em casa tem contato com o jornal televisivo e já viram como é uma entrevista, sentiram - se estimulados para realizar a entrevista que foi proposta. primeiramente fizemos a entrevista em duplas para depois estarmos fazendo vídeos com os colegas de sala de aula.

A aluna Flavielly relatou "gostei de entrevistar meu amigo Rafael e conhecer ele um pouco melhor, também contei para ele um pouco sobre mim."

Sabemos que a emoção faz parte do nosso dia a dia e de quem somos. Elas são a resposta do nosso corpo a estímulos externos que envolvem experiências pessoais, comportamentais e fisiológicos que podem gerar um sentimento de prazer ou de descontentamento.

Com as entrevistas relataram aspectos pessoais de sua vida e o que estavam sentindo no momento, gostaram de conhecer um pouco melhor os seus amigos e saber que algumas vezes sentimos as mesmas emoções, como também o mesmo acontecimento pode ser vivenciado de diferentes maneiras pelas pessoas.

A professora conhece a autora Jacqueline de Mattos que escreveu o livro "A riqueza das emoções"ela que carinhosamente nos enviou um livro para ser trabalhado com ele.

Amamos a leitura deste livro que fala de uma sala de aula em que os alunos vivem diferentes emoções.

A aluna Louise relatou que gostou do livro da autora e achou interessante quando eles puderam ver os livros que ela tinha dentro do armário".

Essa leitura nos proporcionou que pudéssemos transitar por suas palavras e vivenciar as emoções contidas no livro.

Fizemos um planejamento do cooperativo com questionamentos para um bate papo com a autora sobre o seu livro e sua vida. Estamos ansiosos pela sua visita que ainda sera marcada.

O aluno Rafael achou interessante podermos convida-la para vir a escola e conhece-la e saber mais sobre ela e seus livros.

Agradecemos ao coordenador Dhiego Tchmolo que nos proporcionou este estudo através da sua vídeo aula que teve a participação da Unimed e enriqueceu as nossas aulas e também a autora Jacqueline Mattos que nos presenteou com essa linda literatura.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Layla, a Menina Síria

Dia da(o) bibliotecária(o)

Visita ao Museu