Agricultura familiar e alimentação saudável

AUTORA
Professora Phiama Souza Guerra De Conti

As professoras do primeiros anos da Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha do CAIC desenvolveram um projeto sobre alimentação saudável com o objetivo de incentivar melhores hábitos alimentares nos alunos. A ideia do projeto surgiu ao observar a dificuldade que alguns alunos apresentavam para se alimentarem de forma mais saudável. Muitas crianças não aceitavam a salada ou não comiam as frutas ofertadas no lanche, isso começou a ser uma preocupação porque uma alimentação saudável é fundamental para um bom desenvolvimento da criança e interfere no processo de aprendizagem.

A partir dessa constatação as professoras elaboraram um projeto que contemplou diversas questões relacionadas à alimentação saudável, os alunos participaram ativamente de todo o processo de elaboração apresentando sugestões e dúvidas que foram fundamentais para o encaminhamento das ações desenvolvidas.

Segundo a professora Phiama, o projeto abordou a temática de forma interdisciplinar, promovendo maior imersão no assunto por meio de diferentes perspectivas de acordo com o componente curricular trabalhado. Uma das questões levantadas pelos alunos foi em relação a origem e o modo de cultivo dos alimentos. A partir dessa questão as professoras decidiram realizar uma visita à Comunidade Emiliano Zapata, essa comunidade tem como característica o modo de cultivo sustentável baseado nos princípios da agricultura familiar, e boa parte da produção agrícola cultivada na comunidade tem como destino escolas do município de Ponta Grossa, dentre elas o CAIC.

Durante a visita os alunos exploraram o espaço, colheram alface, beterraba, cenoura etc. Essa experiência foi muito especial porque muitos nunca tinham colhido um legume ou verdura, e alguns demonstraram surpresa ao perceberem que a cenoura e a beterraba, por exemplo, são raízes.

A aula passeio foi um momento repleto de aprendizados e proporcionou aos educandos maior compreensão de como funciona a agricultura familiar e a relação dela com a agroecologia, trazendo mais sentido para o que estudaram em sala de aula. Conhecer o local de origem dos alimentos que chegam até a mesa do CAIC mudou a percepção dos alunos em relação a alimentação, após a aula passeio eles passaram a consumir mais salada, legumes e frutas durante as refeições oferecidas na escola.











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