Agricultura familiar e alimentação saudável
AUTORA
Professora Phiama Souza Guerra De Conti
As professoras do primeiros anos da Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha do CAIC desenvolveram um projeto sobre alimentação saudável com o objetivo de incentivar melhores hábitos alimentares nos alunos. A ideia do projeto surgiu ao observar a dificuldade que alguns alunos apresentavam para se alimentarem de forma mais saudável. Muitas crianças não aceitavam a salada ou não comiam as frutas ofertadas no lanche, isso começou a ser uma preocupação porque uma alimentação saudável é fundamental para um bom desenvolvimento da criança e interfere no processo de aprendizagem.
A partir dessa constatação as professoras elaboraram um projeto que contemplou diversas questões relacionadas à alimentação saudável, os alunos participaram ativamente de todo o processo de elaboração apresentando sugestões e dúvidas que foram fundamentais para o encaminhamento das ações desenvolvidas.
Segundo a professora Phiama, o projeto abordou a temática de forma interdisciplinar, promovendo maior imersão no assunto por meio de diferentes perspectivas de acordo com o componente curricular trabalhado. Uma das questões levantadas pelos alunos foi em relação a origem e o modo de cultivo dos alimentos. A partir dessa questão as professoras decidiram realizar uma visita à Comunidade Emiliano Zapata, essa comunidade tem como característica o modo de cultivo sustentável baseado nos princípios da agricultura familiar, e boa parte da produção agrícola cultivada na comunidade tem como destino escolas do município de Ponta Grossa, dentre elas o CAIC.
Durante a visita os alunos exploraram o espaço, colheram alface, beterraba, cenoura etc. Essa experiência foi muito especial porque muitos nunca tinham colhido um legume ou verdura, e alguns demonstraram surpresa ao perceberem que a cenoura e a beterraba, por exemplo, são raízes.
A aula passeio foi um momento repleto de aprendizados e proporcionou aos educandos maior compreensão de como funciona a agricultura familiar e a relação dela com a agroecologia, trazendo mais sentido para o que estudaram em sala de aula. Conhecer o local de origem dos alimentos que chegam até a mesa do CAIC mudou a percepção dos alunos em relação a alimentação, após a aula passeio eles passaram a consumir mais salada, legumes e frutas durante as refeições oferecidas na escola.
Professora Phiama Souza Guerra De Conti
As professoras do primeiros anos da Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha do CAIC desenvolveram um projeto sobre alimentação saudável com o objetivo de incentivar melhores hábitos alimentares nos alunos. A ideia do projeto surgiu ao observar a dificuldade que alguns alunos apresentavam para se alimentarem de forma mais saudável. Muitas crianças não aceitavam a salada ou não comiam as frutas ofertadas no lanche, isso começou a ser uma preocupação porque uma alimentação saudável é fundamental para um bom desenvolvimento da criança e interfere no processo de aprendizagem.
A partir dessa constatação as professoras elaboraram um projeto que contemplou diversas questões relacionadas à alimentação saudável, os alunos participaram ativamente de todo o processo de elaboração apresentando sugestões e dúvidas que foram fundamentais para o encaminhamento das ações desenvolvidas.
Segundo a professora Phiama, o projeto abordou a temática de forma interdisciplinar, promovendo maior imersão no assunto por meio de diferentes perspectivas de acordo com o componente curricular trabalhado. Uma das questões levantadas pelos alunos foi em relação a origem e o modo de cultivo dos alimentos. A partir dessa questão as professoras decidiram realizar uma visita à Comunidade Emiliano Zapata, essa comunidade tem como característica o modo de cultivo sustentável baseado nos princípios da agricultura familiar, e boa parte da produção agrícola cultivada na comunidade tem como destino escolas do município de Ponta Grossa, dentre elas o CAIC.
Durante a visita os alunos exploraram o espaço, colheram alface, beterraba, cenoura etc. Essa experiência foi muito especial porque muitos nunca tinham colhido um legume ou verdura, e alguns demonstraram surpresa ao perceberem que a cenoura e a beterraba, por exemplo, são raízes.
A aula passeio foi um momento repleto de aprendizados e proporcionou aos educandos maior compreensão de como funciona a agricultura familiar e a relação dela com a agroecologia, trazendo mais sentido para o que estudaram em sala de aula. Conhecer o local de origem dos alimentos que chegam até a mesa do CAIC mudou a percepção dos alunos em relação a alimentação, após a aula passeio eles passaram a consumir mais salada, legumes e frutas durante as refeições oferecidas na escola.
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