Entendendo sobre as eleições, utilizando as videos aulas

AUTORA
Professora Janaína Freitas da Silva, 4º anos A e B

As turmas de 4º ano A e B da Escola ritor Álvaro Augusto Cunha Rocha, CAIC, localizada no bairro de Uvaranas em Ponta Grossa estudaram sobre as eleições, orientados pela professora Janaína Freitas da Silva. Como as eleições estão se aproximando e as professoras comentaram que estarão trabalhando no dia da votação surgiu o interesse de saber mais sobre o assunto.

Começamos a explanar o assunto comentando que o Brasil é um país democrático, onde as pessoas têm o direito de escolher seus candidatos através do voto secreto.

Assim iniciamos a nossa discussão sobre o tema. Os alunos se mostraram interessados sobre o assunto e fizeram muitos questionamentos.

A professora Janaína trabalhou quais são os cargos que iremos votar nesta eleição, a idade que podemos fazer o nosso título de eleitor, sobre a urna eletrônica e como são as propagandas eleitorais, enfim tudo o que envolve a uma eleição.

Após o trabalho assistimos a vídeo aula do Vamos Ler de número 50 que nos faz entender o papel do cargo de governador no Brasil e a video aula de número 52 que comenta o cargo de Presidente e quais as principais incumbências deste líder?

A professora comentou sobre as demais video aulas que trabalham os demais cargos que serão votados neste ano que seria a video aula de número 47 que retrata a função dos senadores, a de número 44 e 43 dos deputados municipais e federais. As vídeo aulas esclareceram sobre responsabilidade de cada cargo e qual é a responsabilidade de cada função.

Os alunos perguntaram quem no dia da eleição trabalhava para que o processo eleitoral ocorresse. Conversamos que são pessoas convocadas para trabalhar no dia da eleição e em troca ganha um dias de folga.

Conhecemos com as professoras o título eleitoral impresso e o Etítulo, que é o título virtual que acessamos no celular. Nos podemos tirar com 16 anos, mas que é obrigatório com 18 anos.

Compreendemos que os candidatos precisam ser filiados a um partido e ter mais de 35 anos para se candidatar.

A aluna Emanuelle do 4 ano A, não parava de comentar que estava gostando do assunto e queria saber mais. A professora relata que quando voltava no assunto percebia que haviam mais perguntas relacionadas ao tema.

O aluno Pedro comentou que se fosse candidato iria pensar na necessidade do povo.

O assunto é muito relevante para ser trabalhado com os alunos, devido a importância de se escolher bons representantes, conhecendo suas propostas e analisando no que eles acreditam, assim se você concorda com o que esse candidato fala e faz, seria nele que deveria votar, procurando escolher sempre o melhor para você e para o país ou seu municipio.

A professora Janaína comentou que ainda tem video aula de numero 20 e 21 que comenta sobre os cargos municipais prefeito e vereadores.

Podemos tirar muitas informações neste trabalho com os vídeos elaborados pelo projeto vamos ler, além de serem dadas ideias do que podemos trabalhar, bem como sugestões de outros sites para se aprofundar no assunto.

O nosso trabalho com eleições terá continuidade com a eleição do representante de turma. Que já foram escolhidos através do voto a partir de alguns requisitos.

Gostaria de parabenizar por este projeto que esta dando suporte a nos professores em sala de aula.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Layla, a Menina Síria

Dia da(o) bibliotecária(o)

Visita ao Museu