Resgate da correspondência escolar entre as turmas de 4 ano

AUTORA
Professora Janaína Freitas da Silva, 4º anos A e B

As turmas de quarto ano A e B, da Escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha, CAIC, localizado no bairro de Uvaranas em Ponta Grossa, organizaram sobre a coordenação da professora Janaína Freitas da Silva uma atividade que resgata a correspondência escolar.

O trabalho surgiu da correspondência feita para agradecer os professores da escola Halia Terezinha Gruba que realizaram uma maravilhosa oficina de pipas com os alunos do quarto ano. Assim eles apresentaram curiosidade em saber para que servia a correspondência.

Começamos com a explicação de que a correspondência escolar é uma das técnicas Freinet, que é uma prática utilizada por nossa escola. Pelo interesse demonstrado pelos alunos em saber mais sobre a carta a professora Janaína contou que nossa escola usava desta metodologia para contarem para os outros grupos o que estavam estudando, o símbolo escolhido para o grupo naquele ano, alguma novidade que ocorresse na turma, entre outros assuntos que achassem pertinentes. Essas cartas eram impressas e entregues aos demais grupos na caixa de correio com o símbolo que ficava para fora da sala de aula.

Na escola já fizemos cartas para os alunos do outro grupo da mesma série e já nos correspondemos com alunos da mesma série de outras escolas. Onde depois de conhecermos um pouco dos colegas da outra escola, combinávamos de nos encontrar para nos conhecermos pessoalmente.

A professora Janaína relata saudosa o quanto amava receber cartas de sua prima. Nos contou essa experiência pessoal, de que quando era adolescente uma prima sua mudou de cidade e como o uso das tecnologias era restrito, elas escreviam carta uma para outra. Era uma emoção após um mês de espera receber a carta de sua prima.

Contou que antes de ter a facilidade de hoje das tecnologias com os computadores e celulares, eram usadas as cartas para se comunicar e a comunicação era mais demorada, não era fácil como hoje que a mensagem chega na hora. Como as ligações do telefone fixo eram muito caras não poderíamos ficar muito tempo conversando, por este motivo as pessoas usavam a correspondência para se comunicar, eram enviadas pelo correio onde precisava comprar o selo para que a carta fosse entregue. Ficávamos ansiosos esperando a resposta e que era uma emoção abrir o envelope e ver o carinho que a outra pessoa dedicou ao escrever para você.

Atualmente o correio é mais utilizado para mandar os boletos para serem pagos ou propagandas. Quando era necessário enviar uma mensagem que precisava chegar rápido, era utilizado o telegrama, que era pago por palavra escrita, não era barato também. Os correios fazem entregas de produtos comprados pela internet. Percebemos que ocorreram muitas mudanças nesses últimos anos.

Aprendemos que a carta pessoal é um gênero textual utilizado para transmitir uma mensagem particular a algum destinatário conhecido. Ela se define por seu caráter íntimo entre os interlocutores, de modo que o conteúdo e a forma se moldam a depender das características da relação.

Entramos um pouco na história e descobrimos que a primeira carta escrita no Brasil foi em 1500 e datada de primeiro de maio, a carta de Pero Vaz de Caminha (também conhecida como a Carta a el- Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil) é um documento fundador da história do nosso país.Por meio das cartas, boa parte da história ficou registrada e pode ser contada. Isso porque, quando as pessoas enviam cartas umas para as outras, elas acabam contando fatos históricos, descrevendo como as pessoas se relacionam umas com as outras, opinando sobre acontecimentos sociais e todas essas informações constroem pistas que podem ajudar a recompor a vida como vem ocorrendo no decorrer da história.

Depois dessa conversa com os alunos, surgiu o interesse de escrevermos uma carta para os colegas do outro 4º ano B. Foi realizado o sorteio do nome do colega do outro grupo para que todos recebessem uma carta. Após escrevermos a carta para o colega sorteado a professora corrigiu e realizamos a reescrita individual de nossos textos para enviarmos para os nossos colegas. Ao receberem as cartas os alunos do 4º ano B responderam e corrigiram para enviarem para os colegas. Foi feito também um envelope de dobradura colocado os dados e como selo colamos um adesivo. As cartas respostas foram enviados para os colegas do 4º ano A.

Vamos continuar com essa prática pelo menos na escola, pois os alunos se interessaram em conhecer mais o colega e até marcaram de se encontrar no recreio para conversar mais. O relato do que estamos realizando em sala também aguça a curiosidade dos demais para saber mais sobre os assuntos que estão sendo comentados.

O aluno José relatou que ficou muito feliz ao receber a carta do colégio. Já o aluno Felipe Moretto, relata que já vi escrito cartas e que gostou de saber um pouco mais sobre o colega do outro grupo. A aluna Ana Gabriely agradeceu a gentileza do amigo descrever uma carta para ela.

Se você em algum momento de sua vida recebeu uma carta sabe a emoção que é e como nos sentimos queridos por ser lembrados. Isso se perdeu com a chegada da tecnologia e devido a vida corrida que as pessoas levam atualmente. Percebemos que agora são utilizadas muitas mensagens prontas, enviadas para várias pessoas ao mesmo tempo, deixando de ser dedicado um tempo para escrever para uma pessoa especial. Também concordamos que a tecnologia nos trouxe muitos benefícios, da praticidade e rapidez na comunicação, porém esperamos que as pessoas não deixem de demonstrar seu amor e carinho pelas outras, podendo dedicar mais tempo para demonstrarem o valor que o outro tem para elas.










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