Vivenciando as eleições através do processo eleitoral do representante do grupo

AUTORA
Professora Janaína Freitas da Silva, 4º anos A e B

As turmas de 4º ano A e B da Escola ritor Álvaro Augusto Cunha Rocha, CAIC, localizada no bairro de Uvaranas em Ponta Grossa vivenciaram o processo de eleição, orientados pela professora Janaína Freitas da Silva.

O trabalho se iniciou com a proposta de escreverem problemas que eles acreditam que precisam ser melhorados na escola e que procurassem soluções para que este problema fosse resolvido. Escreveremos uma carta para a diretora, para apresentarmos a ela nossas ideias. Após este trabalho comentamos que os candidatos também procuram observar o que é necessário ser melhorado no município, estado e país para elaborarem suas propostas e comentarem o que irão fazer para solucionar.

Relembramos que é muito importante escutarmos as propostas de governo para então decidirmos em quem votaremos.

Assim surgiu a ideia de fazermos a eleição do representante de turma nos grupos de 4 anos.

Foi proposto para que os alunos escolhessem os alunos que se destacavam em alguns aspectos como participação nas atividades, assiduidade, pontualidade e aproveitamento escolar. Foram selecionados os mais votados para fazermos a eleição.

Os candidatos montaram suas propostas, fizeram seus cartazes e expuseram para o grupo. Montamos um vídeo dos candidatos falando suas propostas.

A aluna Anna Julia comentou que é muito difícil falar suas propostas sendo filmada.

Num segundo momento apresentamos a turma as propostas dos candidatos através desse vídeo, como se fosse uma propaganda eleitoral.

Cada aluno confeccionou o seu título eleitoral para que pudessem votar no dia da eleição.

O aluno Pyetro comentou que agora já tinha o seu título de eleitor e que estava ansioso para votar.

Foi montado no auditório da nossa escola, uma mesa com os mesários e a cabina de votação.

Os alunos chegavam para votar, passavam na mesa de votação mostravam seu titulo que era conferido pelo mesário e assinavam que estiveram presentes no dia da eleição. Outro aluno entregava a cédula ao votante que se dirigia a cabina de votação, votava dobrava o voto e depositava na urna. Recebia seu título e concluía sua votação.

A aluna Maria Vitória comentou que agora entendia como funcionava o processo eleitoral.

O aluno Bernardo Ligeski, candidato do grupo Lobo, relatou que estava emocionado por votar.

Depois de escolhidos os candidatos fizemos a eleição através do voto em cédulas de papel com o nome dos escolhidos no auditório da escola. Depois da eleição foi feita a apuração dos votos e foi eleito o melhor candidato com as melhores propostas de cada turma.

As alunas Isabela (4 ano A) e Anna Julia(4 ano B) ficaram muito felizes por serem eleitas e agradeceram as crianças que votaram nelas.

Eles amaram a experiência de vivenciar o que os pais fazem no dia da eleição.

O aluno Gabriel Mendes, candidato do grupo Lobo, comentou que votou em outro candidato por entender que suas propostas eram melhores.

Percebo através dos relatos dos alunos que conseguimos atingir nosso objetivo de que compreendessem o que é necessário para que aconteça o processo eleitoral.























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Layla, a Menina Síria

Estudo sobre o processo de germinação

Dia da(o) bibliotecária(o)