Estudando sobre as plantas utilizando as video aulas do projeto Vamos ler em parceria com a Unimed

AUTORA
Professora Janaína Freitas da Silva, 4º anos A e B

As turmas de 4º ano A e B da Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha, CAIC, localizada no bairro de Uvaranas em Ponta Grossa trabalharam sobre a vegetação do Paraná e também conheceram mais sobre as plantas, foram orientados pela professora Janaína Freitas da Silva.

O trabalho faz parte dos conteúdos que devem ser trabalhados no quarto ano e falando sobre a vegetação do Paraná conhecemos as espécies nativas do nosso estado e pudemos observar que temos algumas em nossas escolas.

Os alunos estudaram as espécies e para o que cada uma é importante, não deixando de valorizar a araucária que é a árvore que representa o nosso estado.

Assistimos a video aula de número 11 que fala sobre as Araucária. Aceitamos as sugestão de registrar a araucária de nossa escola através de foto.

A professora Silvia fez uma passeio com as duas turmas, mostrando que não é nossa escola temos Araucária o IP e o Cedro que são árvores do Paraná.

Na sala usamos a disciplina de artes para trabalhar com tinta papel crepom para representar essas árvores nativas. O trabalho dos alunos ficou maravilhoso. Os alunos comentaram que nso imaginavam que ficaria tão belo seu trabalho utilizando bolinhas de papel crepom colorido. Amam trabalhar com tinta e também com outros recursos como o uso do cotonete para fazer o pontilhismo.

Comentamos com os alunos a importância das árvores para os seres vivos, pois são essenciais para purificação do ar, além do nos dar sombra e muitas vezes o alimento. Aproveitamos para falar do valor delas em nossa vida, como o uso delas na alimentação, na fabricação de remédios, de roupas, de perfumes, alem de embelezar o nosso ambiente.

Devido à correria do dia a dia, passa desapercebido a beleza que as árvores e as demais plantas trazem para todos nós. Quando nos retiramos um pouco do centro da cidade, percebemos a maravilha que é contemplar a natureza, o seu ar puro, a beleza de suas paisagens e até a tranquilidade desses lugares.

Utilizamos também a vídeo aula de número 56 quem parceria com a unimed no próximo apanhado geral sobre as árvores e uma homenagem ao dia 21 que é o dia dela.

As vídeo aulas enriquecem o aprendizado dentro de sala de aula podemos conhecer muito sobre o Pinheiro, como reconhecer a sua idade observando os seus galhos, saber no que é utilizado, enfim muitas informações que contribuiram para o nosso aprendizado.

O trabalho foi finalizado com a ideia da professora Andrea de fazer os bonequinhos cabeludos. Utilizamos a meia calça, a serragem e o alpiste, para a confecção deste boneco. As crianças amam e se dedicam no cuidado com ele tidos os dias. Puderem perceber através da observação o crescimento do cabelinho. A cada dia uma nova descoberta.

Pretendemos ainda visitar o Herbário que fica próximo a nossa escola e ver as espécies que estão catalogadas. Agradecemos imensamente o empenho do projeto Vamos ler junto com seus parceiros que nos proporcionam esses ricos materiais para serem utilizados em sala de aula.


























































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Layla, a Menina Síria

Dia da(o) bibliotecária(o)

Visita ao Museu