Preservando as árvores fazendo o papel artesanal

AUTORA
Professora Janaína Freitas da Silva, 4º anos A e B

As turmas de 4º ano A e B da Escola ritor Álvaro Augusto Cunha Rocha, CAIC, localizada no bairro de Uvaranas em Ponta Grossa assistimos a 4 video aula do projeto vamos ler com a parceria da Unimed que falava sobre a Preservação Ambiental e programamos uma oficina de papel reciclado, foram orientados pela professora Janaína Freitas da Silva que convidou o professor Sergio Danilenko para auxiliar.

Assistimos a video aula de Preservação Ambiental, o video comentava sobre a importância da árvore para a vida dos seres vivos e sobre a preservação das árvores.

Uma das formas de preservar seria reutilizar as folhas de papel que já foram usadas. A partir desse comentário a professora a professora Janaína lembrou de quando a escola tinha as oficinas e uma dessas oficinas, o professor Sérgio, trabalhava com a confecção de papel reciclado e serigrafia, com pequenos grupos de alunos. Então resolveu proporcionar esta oficina para os grupos de 4º ano convidando o professor Sérgio para demonstrar como fazia o papel reciclado.

Utilizamos a sala de culinária, que tem na escola, para picar os papéis usados e deixar de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, fomos lá com um grupo de alunos e batemos no liquidificador este papel que havia ficado de molho, junto com um pouco de cola, água e papel crepom para dar cor ao nosso papel artesanal.

O professor Sérgio trouxe para nós telas para que fosse confeccionado este papel artesanal. Explicou para o grupo que depois de fazer a massa de papel no liquidificador, devemos colocar num recipiente água, um pouco dessa massa que batemos no liquidificador e devemos afundar a tela junto com um suporte para que a massa fique dentro dele e escorra a sua água.

Depois de escorrer um pouco da água, colocamos este papel que se formou em cima da tela num pano que consiga ventilar para secar este papel. Retiramos o excesso de água com esponjas para que o papel seque um pouco mais rápido.

Fizemos varais para pendurar esses panos para que o papel secasse

Após ficar retiramos deste pano o papel artesanal.

Foi uma maravilha ver que podemos aproveitar o papel e fazer um novo, não é um papel como os comprados mas dá para ser utilizado.

O aluno Arthur comentou que o nosso papel não ficou lisinho como um papel comprado vindo de uma fábrica.

A Emanuelle disse que sabemos que esse papel foi feito por nós e por isso ficou lindo.

A Laura disse que amor fazer o papel e saber que pode reaproveitar o papel usado.

O aluno Guilherme relatou que aprendeu todo o processo para fazer o papel artesanal.

Com o tempo chuvoso o papel demorou um pouco mais para secar e os alunos estavam ansiosos para levar para casa o papel que eles mesmos produziram para mostrar e contar aos pais como foi feito.

Foi uma alegria poder levar o papel para casa.

Pretendemos repetir esta oficina próximo do natal, para mandarmos cartões com o papel feito à mão e por nós.

Agradecemos a ideia da Unimed e do projeto Vamos ler que na aula falaram sobre o reaproveitamento de papel e nos lembraram da importância que não devemos desperdiçar por este motivo retomamos a prática que tínhamos de reciclar o papel fazendo o papel artesanal. Não podemos deixar de agradecer o professor Sérgio que está sempre pronto a nos ajudar, com as suas ideias e suas práticas.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Layla, a Menina Síria

Dia da(o) bibliotecária(o)

Visita ao Museu