Visita ao Museu
Professoras Phiama Souza Guerra e Marcela Pantarolo Gruvald, 1º anos A e B, CAIC - Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha.
Os alunos dos 1º anos A e B do CAIC- Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha, em Ponta Grossa, realizaram no dia 14 de março uma visita ao museu de Ciências Naturais da UEPG com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre assuntos como, por exemplo, animais, minerais e o universo.
As atividades tiveram início sem sala com questionamentos dos alunos sobre o museu e sobre os objetos expostos nesse espaço. Para tornar o processo mais dinâmico e estimulante realizamos a visitação em um formato de reportagem investigativa, e os alunos tiveram a oportunidade de serem “repórteres por um dia”. No dia da visitação antes de observarem os objetos em exibição, os alunos puderam realizar todas as perguntas que foram elaboradas em sala de aula. A atividade foi desenvolvida visando a estimular a curiosidade dos alunos de forma lúdica e criativa. Para a ajudar as crianças a falarem de forma mais espontânea e desenvolta, confeccionamos câmeras de filmagem de brinquedo e levamos um microfone que ajudou os alunos a embarcarem na proposta da atividade.
O resultado foi muito positivo, os alunos conseguiram reter mais informações porque participaram ativamente de todo o processo. Os educandos não foram apenas para ouvir as explicações que habitualmente são apresentadas aos visitantes do museu, eles estavam com o olhar atento em busca de perguntas e respostas para tudo que estavam observando. Em sala realizamos uma roda de diálogo para fechar a atividade oportunizando aos alunos um momento de partilha sobre as impressões que tiveram do museu e da atividade realizada.
Os alunos dos 1º anos A e B do CAIC- Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha, em Ponta Grossa, realizaram no dia 14 de março uma visita ao museu de Ciências Naturais da UEPG com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre assuntos como, por exemplo, animais, minerais e o universo.
As atividades tiveram início sem sala com questionamentos dos alunos sobre o museu e sobre os objetos expostos nesse espaço. Para tornar o processo mais dinâmico e estimulante realizamos a visitação em um formato de reportagem investigativa, e os alunos tiveram a oportunidade de serem “repórteres por um dia”. No dia da visitação antes de observarem os objetos em exibição, os alunos puderam realizar todas as perguntas que foram elaboradas em sala de aula. A atividade foi desenvolvida visando a estimular a curiosidade dos alunos de forma lúdica e criativa. Para a ajudar as crianças a falarem de forma mais espontânea e desenvolta, confeccionamos câmeras de filmagem de brinquedo e levamos um microfone que ajudou os alunos a embarcarem na proposta da atividade.
O resultado foi muito positivo, os alunos conseguiram reter mais informações porque participaram ativamente de todo o processo. Os educandos não foram apenas para ouvir as explicações que habitualmente são apresentadas aos visitantes do museu, eles estavam com o olhar atento em busca de perguntas e respostas para tudo que estavam observando. Em sala realizamos uma roda de diálogo para fechar a atividade oportunizando aos alunos um momento de partilha sobre as impressões que tiveram do museu e da atividade realizada.
Comentários
Postar um comentário