Socialização dos alunos com suas coleções no CAIC

Professora Janaína Freitas da Silva, quarto ano A. Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha (CAIC)


Nossa atividade começou com uma conversa sobre o que eles gostavam de colecionar. Falaram de muitas coisas como: carrinhos, bonecas, ursos de pelúcia, cartinhas, figurinhas, brinquedos, caixas, latinhas, enfim apareceram os mais diferentes objetos.

A professora Janaína comentou com eles que também tinha coleção quando era pequena. Contou para os alunos que colecionava papéis de carta e também escrevia cartas. Os papéis de carta eram trocados com as amigas e assim aumentava sua coleção.

O aluno André comentou que faz coleção de cartinhas Pokémon e tem umas que são raras, gosta de trocar mas só troca as repetidas.

Muitos alunos comentaram que no ano anterior colecionavam figurinhas da Copa do mundo e que ainda tem figurinhas para troca. O aluno Davi Portela disse que fazia trocas com suas figurinhas para completar seu álbum mais rápido.

A aluna Rebekah comentou que faz coleção de Barbie e de ursos de pelúcia. Também lembrou que já tem uma caixa dos brinquedos que vem no ovo do kinder. Relatou que sempre muda as coleções desse produto.

Os alunos na sua grande maioria lembraram de mais coleções que tinham em casa, pois a partir do relato dos colegas lembraram que também faziam essas coleções.

Depois de conversarmos usamos as informações e ideias para produzir um texto que um menino também fazia coleções de diferentes objetivos e que havia perdido uma delas.

Comentaram que também aconteceu isso com eles às vezes e puderam escrever isso em seus textos.

Trabalhamos a partir do texto, a reescrita dos mesmos e atividades relacionadas a ortografia das palavras e sobre a estrutura do texto ( parágrafos e pontuação).

No outro dia foi proposto aos alunos que trouxeram um objeto de suas coleções para que pudessem demonstrar aos amigos e fizemos uma exposição na sala de aula. Depois brincaram sozinhos e com os colegas com seus objetos no momento do brinquedo.

Os alunos ficaram muito entusiasmados em poder trazer um pertence seus para compartilhar com os amigos. Também perceberam que eles muitas vezes tem os mesmos interesses para coleções.

Esse momento foi importante para eles, pois se socializarem e se divertiram com seus brinquedos.

Através da linguagem da brincadeira a criança aprende muitas coisas e adquirem habilidades para o seu desenvolvimento completo.

Devemos valorizar esses momentos nas escolas, pois incentivam os alunos a novas descobertas, onde com o faz de conta, a criança dá novos significados as coisas.

Estimula também o desenvolvimento, porque permite a criança aprender ter atenção, socializar, expor sua criatividade, concentração, respeito as regras e também ao outro.

A criança aprende a dividir, interagir além de se desenvolver de maneira prazeirosa.

Existem formas simples de estimular a criança a brincar, usando a imaginação podemos variar as brincadeiras como: estarmos em diferentes lugares através das histórias, fazer apostas com tarefas do cotidiano como: quem termina primeiro, quem capricha na atividade, quem conclui as atividades do dia.

Sabemos que o hábito de brincar pode ser conservado por vários anos, já que se divertir é essencial para saúde fisica mental.

Com uma simples coleção de objetos e uma brincadeira podemos ter excelentes momentos para relembrar e deixar registrados na memória.























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