Interação da escola com a família

Professora Janaína Freitas da Silva, quarto ano A. Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha (CAIC)


A primeira reunião de pais deste ano aconteceu com a apresentação dos alunos para homenagear suas mães.

Depois da pandemia, foi o primeiro momento de trazer a família na escola, onde pudemos retomar o trabalho que fazíamos antes.

Foi de grande emoção, pois as mães conseguiram visualizar um pouco do que seus filhos fazem dentro da escola.

Na família é onde a criança tem o primeiro contato com a existência do outro, o que a faz ter noções de afetividade e de solidariedade.

A escola é responsável pelo processo de ensino-aprendizagem dos alunos, pois além de trazer os conhecimentos necessários, precisa estimular a convivência no coletivo, estimulando assim o respeito pelo outro.

Trazer a família para participar da escola é estar mantendo um relacionamento baseado no diálogo e na harmonia.

Como as crianças ainda não tem a capacidade de tomar suas próprias decisões, agir por si mesmo, refletir sobre o seu próprio aprendizado, reconhecer suas fraquezas e mudar o que precisa ser mudado, tendo escola como família precisam ser alicerces a sua volta para orientá-los no seu desenvolvimento.

As reuniões visam fazer essa parceria entre escola e família, onde tratam de assuntos relevantes aos alunos e procurar estratégias para melhorar o rendimento deles. O termo "parceria" faz referência ao relacionamento que envolve uma cooperação frequente, em que a família e a escola são próximas umas das outras.

Nesse sentido, além das mães e pais virem para escola ver o rendimento dos seus filhos, proporcionamos um momento a mais para a família. Levaram para casa um carinho que seus filhos fizeram para eles.

Um dia antes os alunos pensaram com carinho para escrever o que seus pais tem de melhor e registraram. Esse cartão foi exposto na reunião, onde cada pai ou mãe pegou o de seu filho(a), leram e levaram para casa. Também levaram para casa uma caixa, onde colocaram os momentos preciosos vividos com seus filhos neste ano e uma tarefa. Levaram um envelope que deveriam fazer o mesmo " o que meu filho ou filha tem de melhor" e enviar para escola.

A professora expôs o que os pais fizeram e os filhos também pegaram seus cartões e leram e ficaram emocionados.

Esses dois cartões serão momentos que farão parte da caixa.

A aluno Rebekah relatou que achou lindo o cartão que sua mãe fez. Disse que sua mãe também é tudo isso que ela escreveu para ela.

Essa caixa retornou após duas semanas para escola e os alunos compartilharam com os colegas e levaram os cartões que os pais fizeram para eles.

O aluno Davi Luz relatou que decorou sua caixa com enfeites que tinha do pré I, eram adesivos que ganhou da professora. Gostou da caixa, pois quando ele tiver mais idade estará lembrando desses momentos.

Já o aluno Luis Guilherme contou que " eu e minha família nuvem ônibus para decorar a caixa lembrar dos momentos importantes para nós.

A aluna Lívia dissse que gostou dessa atividade pois percebeu que a família tirou um tempo para fazer as coisas juntos e registrar para colocar na caixa. Comentou também que até saíram para ver o maravilhoso pôr do Sol.

A professora Janaína explicou que os pequenos carinhos do dia a dia, que pais e filhos fazem, podem fazer parte dessa caixa. Exemplificou que uma comidinha gostosa, um abraço apertado depois da aula, um passeio feito em família, um beijinho sem esperar, enfim momentos que nos tragam alegria, são momentos para serem registrados.

A aluna Melanie Rafaelly relatou que já colocou alguns relatos na sua caixa.















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