Resgatando as lindas e mitos do folclore brasileiro

Professora Janaína Freitas da Silva, 4° ano A. Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha (CAIC)


Com as informações chegando rapidamente aos nossos alunos pela tecnologia não podemos deixar se perder as nossas tradições, por isso que motivo decidimos resgatar as lendas e mitos do folclore brasileiro. Procurando garantir assim que nossa cultura e valores sejam passadas as futuras gerações.

O folclore são manifestações de um povo, como lendas, festas populares, mitos, danças, trajes típicos regionais, adivinhações, remédios caseiros. Essas manifestações variam de uma região para outra. Como

o folclore nos abre um leque de oportunidades para serem trabalhadas resolvemos delimitar para as lendas e mitos podendo nos dedicar mais a este trabalho.

Pensamos então nas lendas por serem histórias que são contadas para se despertar esse interesse pelo nosso folclore. Trouxemos essa atividade para procurar despertar o gosto pela leitura.

Começamos nossa atividade no início de agosto com a explicação sobre as lendas e perguntamos quais eles conheciam. Muitos dos alunos relataram ser a lenda do saci e por esse motivo começamos por ela.

Contamos a lenda, utilizamos o texto para trabalhar português e por último fizemos uma arte, confeccionando o saci com rolinho de papel.

Trabalhamos também com situações problemas utilizando os personagens dessas lendas.

Também trabalhamos sobre a Iara, Curupira, Boitatá e a Mula sem cabeça. Pretendemos continuar até o final do mês. Percebemos o interesse dos alunos pelo tema desse trabalho, pois pesquisavam lendas que conheciam e descobriram novas lendas, trazendo para contar para os colegas.

Contavam o que sabiam e os amigos complementavam a história dos colegas ou traziam outras versões do que os colegas estavam contando.

A Vídeo aula do projeto Vamos ler, veio para complementar o que estávamos trabalhando. Agradecemos essa parceria que tanto enriquece a nossas aulas.



























































































































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Layla, a Menina Síria

Dia da(o) bibliotecária(o)

Visita ao Museu