Ação solidária intergeracional na promoção da educação integral
Professora Phiama Souza Guerra, 1° ano B. Escola Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha - CAIC/UEPG.
Os alunos do 1° ano B do CAIC/UEPG, coordenados pela Prof Phiama Souza Guerra realizaram uma ação solidária no Asilo São Vicente de Paulo desenvolvendo oficinas de jogos e de bem estar. As crianças interagiram com os idosos jogando dominó, jogo da velha e dama. Também houve um momento dedicado ao autocuidado onde as crianças esmaltaram as unhas das idosas e entregaram as cartinhas que preparam em sala de aula com mensagens de afeto.
A ação integra parte da pesquisa que está sendo desenvolvida pelo grupo que tem como objeto de estudo o Tema Contemporâneo Transversal (TCTs) o “Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso” abordado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dentro do eixo “Cidadania e Civismo”. Sendo assim, o projeto visa destacar a relevância dessa temática para a formação integral do educando instigando e favorecendo o desenvolvimento de ações solidárias, ampliação da compreensão social, respeito e valorização da pessoa idosa.
Muitas crianças não sabiam o que era um asilo e não tinham ideia da sua função social. Esse projeto tem contribuído para a sensibilização dos educandos quanto a importância das leis e regimentos que regulamentam os direitos dos idosos. Além de enfatizar a necessidade de fiscalizar para que esses direitos sejam cumpridos e não se restrinjam apenas na retórica, frisando que esse deve ser um compromisso de todos os cidadãos.
A ação solidária foi uma experiência de muito aprendizado proporcionado pela troca intergeracional.
Os alunos do 1° ano B do CAIC/UEPG, coordenados pela Prof Phiama Souza Guerra realizaram uma ação solidária no Asilo São Vicente de Paulo desenvolvendo oficinas de jogos e de bem estar. As crianças interagiram com os idosos jogando dominó, jogo da velha e dama. Também houve um momento dedicado ao autocuidado onde as crianças esmaltaram as unhas das idosas e entregaram as cartinhas que preparam em sala de aula com mensagens de afeto.
A ação integra parte da pesquisa que está sendo desenvolvida pelo grupo que tem como objeto de estudo o Tema Contemporâneo Transversal (TCTs) o “Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso” abordado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dentro do eixo “Cidadania e Civismo”. Sendo assim, o projeto visa destacar a relevância dessa temática para a formação integral do educando instigando e favorecendo o desenvolvimento de ações solidárias, ampliação da compreensão social, respeito e valorização da pessoa idosa.
Muitas crianças não sabiam o que era um asilo e não tinham ideia da sua função social. Esse projeto tem contribuído para a sensibilização dos educandos quanto a importância das leis e regimentos que regulamentam os direitos dos idosos. Além de enfatizar a necessidade de fiscalizar para que esses direitos sejam cumpridos e não se restrinjam apenas na retórica, frisando que esse deve ser um compromisso de todos os cidadãos.
A ação solidária foi uma experiência de muito aprendizado proporcionado pela troca intergeracional.
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